Este é um causo de assombração que meu pai contou anos atrás. Aconteceu com ele, quando ainda era jovem. Naquela noite que ele narrou o causo, fui dormir com medo, mas gostei tanto da história que resolvi registrá-la aqui. Lembro de cada detalhe como se fosse hoje.
A história aconteceu com ele e o irmão. Aqui na narração escolhi mudar o nome real do meu tio. Vou chamá-lo de Sebastião.
O trabalho na casa de farinha
Um certo dia, eles estavam trabalhando em uma casa de farinha. Para quem não sabe, é o lugar onde se faz a farinha de mandioca. É uma construção rústica, semelhante a um galpão, com maquinários movidos manualmente. Tem o local onde se descasca e rala a mandioca, a prensa na qual se espreme a massa e um forno grande aquecido com lenha, com um amplo espaço em cima onde se espalha a massa da mandioca para que ela torre e fique no ponto. Era um trabalho demorado e, mesmo começando de dia, levava até certas horas da noite para ser finalizado, e muita gente acabava dormindo no local.
Certa noite, ficaram meu pai e Sebastião nessa casa de farinha onde aconteceu o caso. O local era afastado de outras moradias; a mais próxima ficava a uma boa distância. Os dois ficaram conversando, bebendo café e fumando até altas horas. Depois, armaram suas redes e foram dormir. Naquela época, ainda não havia energia elétrica, era algo muito raro de se ver nas casas da região.
A visão da alma penada
Pois bem, estavam os dois dormindo em suas redes quando, por volta da meia-noite, meu pai despertou para ir ao banheiro. A lua estava tão clara que parecia dia; dava para ver muito bem tudo o que estava ao redor.
Quando meu pai se afastou e olhou para o lado da boca do forno, perto de onde se colocava a lenha, viu a figura de um homem sentado. Ele estava de cabeça baixa, como se estivesse cochilando. Aparentava ser alto e era magro; usava trajes típicos dos senhores daquela época: calça e camisa de mangas longas em um tom de branco meio encardido, além de um chapéu.
O homem permanecia imóvel, com um dos braços apoiado sobre os joelhos e a cabeça baixa, sem revelar o rosto. Pela claridade da lua, dava para vê-lo em detalhes; parecia que ele estava triste ou cansado.
Meu pai ficou um tempinho observando a estranha figura que permanecia ali, em silêncio e sem reação alguma. Foi então que ele, já desconfiado, resolveu tossir para chamar a atenção; deu duas tossidas e falou:
— Opa!
E cadê que o homem respondeu, muito menos se mexeu. Nesta hora meu pai percebeu que não se tratava de coisa deste mundo, não era uma pessoa viva. Seu corpo se arrepiou todinho, chegou a sentir um "peso" de tamanho medo; bateu um frio que ele saiu o mais depressa, quase correndo, e pulou dentro da rede. E por que não chamou o irmão que estava perto? Na hora o medo aumentou tanto que ele só pensou em se esconder na rede e se cobrir com o cobertor. Mas ele não era muito corajoso não, ha ha! Mas quem tinha a coragem para encarar tamanha marmota?
Meu pai contou que só ele sabia o medo que sentiu na hora. Continuou coberto dentro da sua rede, esperando o dia amanhecer, não saiu de maneira alguma e nem tornou a olhar para o local onde estava a assombração.
As horas se passaram, então ele escutou quando o irmão estava acordando, sentiu um alívio e saiu da rede. Foram conversar e ele ainda assustado, contou detalhe por detalhe do que viu. A assombração do homem tinha desaparecido.
Foi quando o dia clareou e eles foram olhar o local onde a figura havia aparecido e, para sua surpresa, não havia sinal algum! Não tinha rastro nenhum, nada! Nem uma marca de pegada, mesmo o local sendo arenoso. A aparição realmente era uma alma penada que estava vagando.
Quando eles contaram pro pessoal que chegou depois, muitos aprovaram que era mesmo uma visage, coisa do outro mundo. Outros disseram que podia ser um tal de finado não sei quem, que morreu nas redondezas e ficava aparecendo para as pessoas.
Todos já tinham a certeza de que era uma alma penada. Mas quem era realmente? O que ele queria? Estava fazendo o quê? Uma coisa é certa: a assombração queria ser vista!
E qual a sua opinião? Você tem algum relato sobre assombração? Se sim, deixe nos comentários abaixo.
Essa história,da casa de farinha é horripilante😳
ResponderExcluir